Rocambole de queijo e presunto e enroladinhos de salsichas

PicsArt_1468522399951.jpg

Já publiquei a receita dessa massa, mas hoje vou explicar como faço os enroladinhos de salsichas e o rocambole. Essa massa é ótima para fazer várias receitas.

Muitas vezes faço apenas metade dessa receita, mas se fizer inteira dará para fazer os enroladinhos de salsicha e o rocambole de frios.

Também se sobrar massa porque não quer fazer os dois, você pode congelar e usar numa próxima receita (é só deixar crescer depois amassar e fazer uma bola, colocar embalada num filme plástico e levar ao freezer), até mesmo para fazer massa de pizza,  pães recheados, enroladinho de goiabada, esfiha, etc (dá para usar para doces e salgados, a receita dessa massa é bem neutra).

Também as vezes não tenho fermento biológico fresco (que vc acha nas geladeiras dos supermercados), e uso o biológico seco, que também dá super certo, é só usar pouco menos de 10g do biológico seco em substituição ao outro da receita.

Ingredientes:

MASSA 

2 tabletes de fermento fresco dissolvidos em 1 colher de sobremesa de açúcar e 2 pitadas de sal (ou fermento biológico seco)

2 ovos

1 xícara de óleo

1 xícara de leite morno

1 colher de sopa de manteiga cheia

Farinha a ponto de amassar –  pode usar parte integral e parte branca

Recheio rocambole:

200 gramas de presunto (ou peito de peru)

200 gramas de mussarela

3 colheres de molho de tomate

Orégano

Recheio enroladinho:

1 pacote de salsichas

Modo de fazer:

Coloque o fermento fresco numa travessa ou tigela funda e dissolva mexendo com uma colher colocando duas pitadinhas de sal e uma colher de sopa rasa de açúcar (Caso substitua pelo fermento biológico seco deixe o fermento descansando 15 minutos junto com o leite e o açúcar) depois junte os demais ingredientes, vá adicionando farinha e coloque a mão na massa literalmente.

OBS: Se for usar o fermento biológico seco, coloque o sal e o açucara, e o leite morno ( não use nem muito quente, nem frio), deixe agir uns 5 minutos e continue a receita.

O ponto da massa é quando não estiver grudando em suas mãos, mas vc ainda sentirá suas mãos oleosas por conta do óleo e da margarina, exatamente para não ficar muito pesadona de farinha. Deixe descansar e crescer até dobrar de tamanho, uns 40 minutos.

Divida a massa em 2 partes, com uma delas com um pouco mais de massa. Reserve a massa menor para os enroladinhos.

Rocambole:

Coloque um pouco de farinha numa superfície limpa e plana (pia) e abra a massa com um rolo num formato arredondado, numa espessura fina, mas que não se rompa.

Coloque o molho e espalhe sobre a massa, distribua lado a lado o presunto e depois o queijo sobre o presunto, salpique orégano, deixe as bordas da massa livre para conseguir enrolar.

Enrole com cuidado, passe uma gema por cima, com um pincel, ou delicadamente com a ponta dos dedos, salpique orégano e queijo ralado por cima.

Coloque numa forma e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

Enroladinho:

Abra com um rolo ou garrafa uma pequena porção de massa em formato de círculo para que cubra um salsicha,  coloque a salsicha sobre a massa e enrole e corte ao meio, faça o mesmo com o restante de  massa e salsichas.

Coloque numa forma, pincele gema por cima e leve ao forno pré aquecido a 200º por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar.

Dicas:

1- você pode não passar molho de tomate no rocambole e colocar apenas os frios, ele ficará com cara mais de pão recheado.

2 – você pode passar gema por cima e salpicar orégano, queijo parmesão.

3- você pode substituir parte da farinha branca pela integral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s