Pão australiano

PicsArt_1447091446803


O pão australiano está em alta nas lanchonetes famosas,  é servido como entrada acompanhado de manteiga, também em formato de pão de hambúrguer e até disponíveis em super mercados por grandes marcas.

Na receita desse pão vai farinha comum, farinha integral e de centeio, o açúcar é mascavo e mel, por isso ele tem sabor mais adocicado e é mais escuro e esse tipo de pão é rico em fibras, em vitaminas e minerais.

Pão caseiro sempre é melhor e não podemos ficar fora dessa, então mão na massa !! 🙂

Para facilitar a vida irei passar uma receita que ficará boa tanto fazendo na máquina de pão, como para quem não a tem.

Ingredientes:

1 xícara de água morna
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de óleo
1/4 xícara de mel
2 1/2  xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
2 colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó (sem açúcar)
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
Fubá e/ou gergelim para polvilhar

Modo de fazer:

Na máquina de pão: siga o ritual dela de acrescentar primeiro todos os ingredientes, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, sendo que você pode programar de duas maneiras: 1)  Coloque no ciclo Amassar ou Massa, e quando terminar você pode modelar da maneira que quiser ou 2) Programar a máquina para o ciclo normal, que saíra prontinho, assado no formado tradicional da máquina.

Preparo manual: coloque primeiro as farinhas num bowl (tigela) grande, o chocolate, o sal e o açúcar mascavo, abra um buraco no meio e acrescente um pouco de água morna. Misture e vá repetindo o processo até a água acabar, misture a margarina, o mel e o fermento. Amasse até obter uma massa uniforme. Deixe descansar por uma hora.

Modele os pães conforme desejado. Pode ser dividido em duas partes e assado em formas de pão, modelados no formato de pão de hambúrguer, como preferir.

Com esta receita fiz 2 pães em formato de pães de hambúrgueres grandes e um no formato do pão tradicional.

Coloque-os em assadeira untada com óleo e salpique fubá por cima, nos que quiser colocar gergelim, pincele água sobre o pão (para grudar), coloque o gergelim e salpique o fubá, cubra com um pano e deixe descansar por uma hora aproximadamente, depois leve para assar.

OBS: ele não dobrará de volume, então aguarde esse tempo e coloque no forno sem medo que não ficará bom, pois ficará!

No forno: Asse em forno quente pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que fiquem dourados. Reserve para esfriar.

Airfryer: Pré-aqueça a por 5 minutos à 180 graus, coloque os pães dentro da cesta e programe por 15 minutos à 180 graus.

PicsArt_1437132368220

2 comentários sobre “Pão australiano

Deixe um comentário