Filé mignon ao molho mostarda, com arroz cremoso

2015-06-12 19.05.48

Esta receita é uma boa opção para os dias comemorativos, a foto não ficou boa, mas garanto que o sabor estava rs.

Jantar fora em dia dos namorados, dia das mães, etc, geralmente é complicado, os restaurantes são lotados, uma fila de espera imensa.

Nesse dia dos namorados pensei em eu mesma cozinhar, mas fiquei bem em dúvida quanto ao menu…..pensei em fazer uma coisa simples, uma salada de entrada, como prato principal um capelete ao molho branco (com queijos para dar uma graça – mussarela, requeijão) e de sobremesa o mais simples possível, morangos com chantili.

Daí fui mudando de ideia, mudando e mudando, no fim decidi fazer medalhões de filé mignon ao molho mostarda, de sobremesa uma torta de chocolate oreo (ou negresco) com morangos, detalhe, nunca havia feito essa receita rs, de entrada comprei sardela e patê de peito de peru defumado com torradinhas, e fiz de acompanhamento para os medalhões, um arroz cremoso de queijos e cebolinha.
Ficou maravilhoso !!!! Tudo!!! Adorei!! Ainda bem que deu certo kkkkkk

Vamos às receitas:

Filé mignon com molho mostarda

Ingredientes

  • eu fiz 5 medalhões de filé mignon (comprei a peça e cortei o filé com cerca de 2 cm de espessura)
  • temperei sal, pimenta do reino e orégano a gosto (deixei temperado cerca de uma hora antes de fazer, mas tem gente que coloca o sal na hora de fritar)

Molho de mostarda

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola pequena ralada ou 1/2 cebola média
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • Sal a gosto
  • creme de leite fresco

Obs 1: pode substituir o creme de leite fresco por creme de leite de caixinha  se ficar muito grosso pode colocar um pouco de leite.

Obs 2: A quantidade de creme de leite foi aproximadamente uma 5 colheres de sopa, mas vai de gosto, conforme vc mexe verifique o sabor se quer mais grosso ou não, e também não fiz muito molho por ser um jantar apenas para duas pessoas, se forem mais pessoas aumente a quantidade dos ingredientes.

Como preparei os filés?

Estes fiz na airfryer, e ficaram ótimos, no ponto certo, pré-aqueci uns 4 minutos, depois coloquei os medalhões por 10 minutos, já estavam bons para quem gosta ao ponto, como não gosto de cortar a carne e ver aquele vermelhinho (ou seja, gosto mais bem passada), virei os filés e coloquei mais 3 minutos, tudo a 200 graus….ficaram perfeitos, suculentos.

Ou faça na frigideira com um fio de azeite e uma colher de manteiga, deixe a panela bem quente frite bem de um lado e depois do outro, os minutos dependem do ponto da carne desejada.

Como preparei o molho?

Coloquei a cebola ralada numa frigideira (se tiver feito os filés na frigideira use essa mesma usando esse “fundo” da carne” para dar mais sabor, com um fio de azeite, fritei o alho, em seguida adicionei a mostarda, o creme de leite, o sal e pimenta do reino, mexa uns minutos em fogo médio, até dar o ponto que queira, nem muito ralo, nem muito grosso.

Arroz cremosos de queijos:

Esse arroz não fiz na panela elétrica para que ele ficasse mais cremoso, queria ele mais úmido, você pode fazer um fresco na hora ou usar já um pronto.

Cozinhei o arroz da maneira que sempre faço, fritei cebola e alho, coloquei 1 xícara de arroz, para aproximadamente 2 de água, e de tempero coloquei um sache de tempero em pó 7 vegetais da maggi, mas se preferir pode temperar apenas com sal.

Geralmente desligo o fogo quando o arroz estiver pronto e ainda o deixo descansar por uns 10 minutos antes de servir, com isso saí todo o restante de umidade e fica mais soltinho, mas no caso desse arroz não espero todos este tempo não, pois o quero cremoso.

Com o arroz pronto, na própria panela ainda quente, adiciono 1 colher de sopa de margarina (ou manteiga), 2 colheres de sopa de requeijão, cebolinha picada (já deixo cortadinha e congelada), 2 colheres de sopa cheias de queijo parmesão ralado, e queijo mussarela ralada (a gosto) eu coloco umas 5 colheres de sopa ou mais. Se quiser pode colocar salsinha tb.

Mexo tudo com um garfo e sirvo na hora, se não o arroz começa a ficar grudento.

Este arroz fica uma delicia e pode ter suas variações, com alho poró, por exemplo, também fica delicioso.

Os demais detalhes fica por conta de cada pessoa, uma toalha bonita, velas, vinho, uma louça bonita, uma mesa bem posta, dá aquele toque romântico. 😉

Para ver a receita da sobremesa é só clicar: torta de chocolate com morango

Gostou? Curta nossa página no facebook.

www.facebook.com/blogkikanacozinha

5 comentários sobre “Filé mignon ao molho mostarda, com arroz cremoso

    1. Oi Priscila, fico feliz de ter gostado, realmente fica uma delícia 🙂

      Eu junto a margarina (ou manteiga) e requeijão assim que desligo a panela e faço isso na mesma panela para aproveitar que está tudo ainda bem quente (assim derrete melhor o requeijão e manteiga), misturo com a ajuda de uma garfo para ficar bem uniforme, se não for servir no mesmo momento deixe a panela tampada para manter aquecido até servir. O melhor é que sirva rápido, num refratário a parte, ou como preferir, pois como ele tem queijos quando esfriar ficará mais grudento.

      Quando fizer poste uma foto no instagram marcando a @kika_na_cozinha ou no facebook: blog/kikanacozinha para eu ver o resultado, espero que goste assim como eu!! bjs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s